Bem Estar & Exercícios diários

Bem Estar

Exercícios bem simples pra fazer todo dia

  1. Quando acordar, espreguiçar e antes de dormir, meditar.
  2. Depois de espreguiçar, ainda deitado, pedalar 120 vezes no ar de barriga para cima. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costa e aliviando as dores na coluna.
  3. Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturrilhas e depois uma sequência de dez movimentos lentos. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros seis meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos seis meses seguintes, da cintura para cima; depois de dois anos, não engorda mais e, além de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca.
  4. Ao chegar em casa, coloque os pés em uma bacia com água bem quente. Isso é chamado de escalda-pés, que, além de relaxar, desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e a visão. Essa prática foi pesquisada com pessoas diabéticas e o resultdo evidenciou a melhora na circulação sanguínea, a diminuição dos casos de gangrena, bem como a melhora do quadro geral de saúde e da visão.
 ~~~ Lar&Etc ~~~

Algumas ervas, flores que podemos adicionar ao banho ou escalda pés e seus efeitos mágicos…

Alecrim –tem as mesmas propriedades da camomila, dá vida nova ao corpo cansado depois de um dia de trabalho.
Alfazema – já era utilizada pelos romanos em banhos e massagens. relaxante e suavemente perfumada, a alfazema tem propriedades anti-sépticas, ideais para peles com acne. pode acrescentar ao banho algumas gotas de óleo de amêndoas doces. é um excelente hidratante.
Camomila – é usada há mais de 4 mil anos na cosmética, para clarear a pele e o cabelo. agradavelmente calmante, ajuda a fazer uma limpeza completa da pele. é utilizada depois das depilações, para combater a vermelhidão da pele. um saquinho de flores de camomila no banho quente diminui o cansaço e o inchaço das pernas. umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos, que ficarão claros e brilhantes.
Folhas de eucalipto – tem poder energizante, ou seja, dá uma disposição invejável. experimente fazer um chá com as folhas de eucalipto, coá-lo e despejá-lo no banho de imersão
Hamamélis – devido às suas características adstringentes, é usada em produtos destinados à limpeza da pele e também para combater a oleosidade dos cabelos. tem ação anti-inflamatória e bactericida.
Flor de laranjeira – dá uma deliciosa sensação de frescor e de descanso. tem ação tonificante, ideal para peles e cabelos ressecados. a flor de laranjeira é adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.
Hortelã – tonifica os músculos e renova as energias. amacia a pele e tem um efeito desodorizante. Jasmim – age como calmante em peles secas e sensíveis. um banho com produtos à base de jasmim ajuda a relaxar.
Melissa – proporciona um banho relaxante e perfumado. antes de dormir, um banho com melissa garante um sono tranqüilo.
Orquídea – seu óleo é usado para amaciar e hidratar a pele.
Rosa – rica em vitamina c, é anti-séptica, tonificante, adstringente e amaciante. a água de rosas é usada para lavar cabelos oleosos.
Sal grosso – eu passo no final do banho de cia pra baixo, no chuveiro, quando estou bem carregada (ops, estressada).
Sálvia – erva de efeito anti-inflamatório, ajuda a combater cravos e espinhas. é especialmente recomendada para quem tem pele oleosa.
Loção para após o banho – misture em partes iguais, extrato de hamamélis e água mineral sem gás e guarde me um vidro esterilisado e bem fechado. use diariamente após o banho, para amaciar a pele.

* as flores passaram a participar da composição de cosméticos graças à sua ação hidratante, amaciante, calmante e nutritiva.

Faça uma Infusão para banho  com                                                                                                       3 colheres de sopa de erva ou da flor escolhida em dois copos de água.                                   Leve a água para ferver, ao levantar fervura acrescente a erva ou flor.                                 Apague o fogo, deixe descansar abafado por 10 minutos, coe e junte à água do banho.
Banho para repor as energias – faça um chá com 200 gramas de flores de alfazema em 3 litros de água.
Ferva á água, acrescente a erva e deixe ferver por 3 minutos. desligue o fogo, tampe durante 10 minutos, coe e adicione a água da banheira. fique uns 10 minutos “de molho”, depois disso você estará cheia de energia e disposição.
Banho para relaxar – depois de um dia extremamente cansativo ou antes de ira para cama, para ter um sono mais reparador: coloque 15 a 20 gotas de óleo de essência de flor de laranjeira numa banheira com água quente, “fique de molho” por uns 10 minutos.
* quem não tiver banheira, poderá fazer uso destes banhos, preparando-os antecipadamente, colocando-os num recipiente  e após o banho de chuveiro, se enxágüe com um destes banhos, se enrole numa tolha e deixe secar naturalmente.

Fontes: http://curapelanatureza.blogspot.com.br ; Livro Alongue-se; &etc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s