Lembranças doces (bala Juquinha), salgadas (Mandiopan)…

Doces Lembranças

É tão bom lembrar do que foi tão bom…

Vamos parar um pouco, fechar os olhos,  lembrar de coisas simples e viajar no tempo?

Muitas lembranças boas vêem associadas a sabores, cheiros e imagens.

Certas comidas  nos remetem a pessoas que a fizeram ou com quem a compartilhamos.

Certos sabores, certos doces…nos levam direto à infância.

Lá, na infância,  eu tinha coleções de moedas, selos e “mini coisas”.

Hoje, começo uma coleção de lembranças  coletivas.

 

E assim, neste novo “post” vou  revivendo,  colecionando lembranças e as compartilhando com velhos amigos comtemporâneos, com filhos que vieram depois de algumas delícias ou, simplesmente, anotando aqui pra não esquecer (chato isso de esquecer…está ficando muiiito comum).

ÊÊÊta saudade boa!!

PLOC, PING-PONG : masquei muito chiclete, “O Veneno” para os dentes e para o estômago. Agora, já nem é tão odiado, perdeu a graça. Também,  tiraram  o açúcar dos chicletes e ainda colocaram “substâncias” branqueadoras para os dentes…

~~~~~~

Eu adorava chupar bala de leite Kids (a melhor bala que há!) junto com bala soft, invenção de vovô.

Íamos pra casa a pé conversando, rindo e chupando nossas 4 balinhas (2 cada um) …Valeu cada cárie!!!!

Também fazíamos sanduiche de bala !!!!! 3 de uma vez!

Mais restaurantes  em São Paulo estão voltando no tempo e relembrando alimentos e bebidas que fizeram parte da infância de muita gente. Alguns deles ainda resistem ao tempo e permanecem no mercado.

As garrafas de refrigerante  tinham rótulo de papel e um pedaço de cortiça dentro da tampinha de metal.

Lembra do guaraná caçulinha Antártica?

e a Tubaína…

E a Fanta limão da Coca-Cola…

quanto ao Ki-Suco, ainda há versões tão ruins quanto ele, mas não têm essa charmosa  jarrinha que sorri pra nós…

Pirulito Zorro no formato retangular !

Balinhas de Cevada da Sonksen que vinham numa latinha marrom oval e tinha também as azedinhas;

Balas Paulistinha que eram coloridas, bem fininhas e  depois acabavam espetando a boca;

Paçoquinha Amor;

Bala Juquinha e bala Chita

Doces vendidos na rua:   Quebra-Queixo;  Machadinha;  amendoim e  coco caramelizados

Doces vendidos no Bar:   Coração de Abóbora e Batata,  Maria-Mole, Teta de Nega;  Doce de banana no copinho de sorvete; Chupetinha ou o Galinho que eram vermelhos feitos de açúcar queimado…

Esta maravilha foi o QUIM que me deu, já desembrulhei, ele vinha com uma espécie de capa de papelão. O Quim era como o pirulito, gigante, doce e forte. Aliás, ele me deu vários desses. Nada de dar pro afilhado, hein! Esses pirulitos de hoje em dia provocam cáries enooooormes….

                                

Eike saudades!!!!!!!

Bala de leite Kids,  a melhor bala que há!

Bala de leite Kids, quando o baleiro parar….

(Gosto também do autor desse jingle, Renato Teixeira)

E…o  supra-sumo,

a bala que era 1 bola de Anis,
Kids Hortelã,
**** Banda (deliciosas, quadradinhas, grudavam no dente, minhas preferidas eram as de morango),
balinhas Jintan (quem não conhece as bolinhas prateadas?),

e os cigarrinhos de chocolate (politicamente INcorretos, mas deixa pra lá que  esse não é o tema;)
as moedas de chocolate com papel aluminio cor de ouro

o Lollo e Galak eram fofos, eu gostava mais  do urso, do coelho e do leão  bebendo leite na embalagem do que do chocolate, porque era (e é)  branco;

quanto aos chocolates, ainda são os mesmos, porém o Kri passou a ser Crunch e o Lollo,  Milkbar;

Brincava de comer o chocolate, que tinha o desenho de um animal (em 3D!) e colecionava a surpresa…

já não se fazem mais jujubas como a Jujuba (havia a marca Jujuba, certo?),
drops chucola,

e a Susi?   Eu, que sempre fui do contra, preferia os bebês ou a Mãezinha com seu filhinho no colo ou

as FOFOletes

o boneco dos meninos era o Falcon,

 quem brincou com o Gênius e Atari (eu não?);

llembra da Zebra do Fantástico,

e os cobertores Parayba,

E muiiiiito mais. E você,  o que você lembra?

Eu fiz primário (4 anos), meu filho Fundamental I (5 anos). Depois ele foi p/o Fundamental II e irá para o Ensino Médio, mas pra mim quando ele sair do ginásio, vai entrar no Colegial. Daqui a alguns anos nos encontraremos na faculdade, que essa não mudou de nome, ainda! E aí, vou estar cursando essa novidade: Universidade Aberta para a Terceira Idade. Nem tanto, essa universidade só vou cursar daqui a uns…aninhos.

Muita coisa muda pra melhor, mas outras…estão meio estranhas…O almoço caseiro com a família  agora consiste em: reunir a família e sair de casa pra comer comida caseira num restaurante !…?…

Ei! Qual era mesmo o tema deste post? Comecei na jujuba ( doce lembrança ) fui pra FOFOlete, passei pelo ginásio, mas nem passei perto do científico (lá, esteve minha mãe), usei vocabulário que meu filho nunca ouviu, tudo junto e misturado, mas…

Nem pense que estou velha só porque lembro dessas coisas e esqueço de outras.

Aliás, concordo com o ponto de vista de Sérgio Cortella  (em seu livro “Não nascemos prontos”),

uma pessoa não nasce pronta e vai se gastando (o que gasta é sapato),

gente nasce “não pronta e  vai se fazendo”.

Portanto, hoje, outubro de 2012, sou a minha mais nova edição,  revisada e ampliada.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Filho, a Nuttela é muiiiiiito melhor que o Amendocrem e é um “Super Alimento”!

Mas…

      O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
      Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
      Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.
            O Amendocrem e as balinhas Banda, a chupetinha de açúcar queimado e a bala Juquinha… são os rios que passaram pela minha infância, sacou?   Ops, Curtiu?

~~~~~~~~~~~~~~Lar & Etc ~

Algumas fontes e links relacionados:  Eu,   Google,

http://restauranteemsp.com.br/blog/confira-os-doces-e-bebidas-que-marcaram-os-anos-80/

http://www.wto.pqt.com.br/index.php/2012/04/30/2529/#comment-2262

http://www.youtube.com/watch?feature=fvwpbe&NR=1&v=rmGk5feLn1s

http://marketingnacozinha.com.br/2010/05/voce-ja-comeu-lollo-e-galak/

http://www.youtube.com/watch?v=wugOWu5BlgY (jingle da bala de leite Kids, Renato Teixeira)

http://www.youtube.com/watch?v=bdCwHpbx9e4&feature=related (comerciais)

http://www.youtube.com/watch?v=kcGcggXuwsU&feature=related (jingles)

http://www.youtube.com/watch?v=Vv9CsAd8FDY&feature=related (brinquedos)

http://www.youtube.com/watch?v=gHrM15ta0xo  (Você ouvia isto todo dia às 12h em ponto?)

Melhoresmomentosdavida (eu vi!)

 

“Não nascemos prontos”: este e outros livros de Sérgio Cortella

Lembra do “Língua de Trapo”? Eram uma versão melhorada dos Barbichas dos anos 80.
3 pensamentos sobre “Lembranças doces (bala Juquinha), salgadas (Mandiopan)…

  1. valentina disse:

    Adorei, que saudades………

  2. Thays disse:

    Moço, você lembra de um chocolate que tinha jujuba dentro?

Deixe um comentário

